sexta-feira, 16 de maio de 2008

Viva o gordo

Caros, estou ressuscitando o Blog após 3 meses de abandono devido a finalização do meu TCC - que estará aqui em breve caso a justiça libere - e a compromissos profissionais como o fechamento da revista onde trabalho. No entanto, volto com um texto "de peso", espero que gostem.


Sempre me disseram que jogador de futebol deve ser magro e estar em forma. No entanto, o atacante do América do México e da seleção paraguaia contraria essa máxima do esporte. Salvador Cabañas Ortega, ou simplesmente Cabañas, está mostrando que a categoria e a técnica pesam mais que sua barriguinha saliente. Ano passado ele foi artilheiro da Libertadores da América com 10 gols, e esse ano já marcou 8 vezes no mesmo torneio.

Outra curiosidade sobre o “fortinho” vem do início de sua carreira. O artilheiro começou a jogar profissionalmente apenas aos 23 anos, idade considerada avançada para um jogador de futebol. Cabañas mede 1,73 cm e pesa 77 quilos. O peso ideal para uma pessoa de sua altura varia entre 66 e 77 quilos, ou seja, ele está no limite de seu peso para ser considerado saudável. Levando em conta que o paraguaio é um atleta, seria aconselhável que tivesse, no mínimo, 3 quilos a menos. Isso pode ser comprovado por meio do seu Índice de Massa Corporal (Peso, em quilos, dividido pela altura, em metros, ao quadrado) que é de 25,73. O ideal para uma pessoa adulta é que o IMC esteja entre 20 e 25, acima disso, é considerado "sobre peso" ou "com excesso de peso".

Todos esses números são para mostrar que o paraguaio que exterminou o Flamengo em pleno Maracanã e marcou duas vezes contra o Santos ontem (15/05), está acima de seu peso ideal. A pergunta que não quer calar é, QUAL O PROBLEMA? Quem não se lembra dos gordinhos bons de bola como o Neto, xodó da torcida corinthiana, o Maradona, e o conterrâneo de Cabañas, o goleiro Chilavert? Todos tinham uma barriguinha mas jogaram como poucos.

Hoje, treinadores e comentaristas pregam tanto o físico, a marcação, o empenho tático no futebol, mas, sem sombra de dúvida, o talento jamais será substituído. Quem sabe tratar bem a pelota, pode estar acima do peso, ser lento ou estar velho demais, porém sempre terá seu lugar nos gramados do Planeta Bola. Eu ainda prefiro o Ronaldo com 10 quilos acima do peso ao Finazzi em forma.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

O Pulso, ainda pulsa!!!

O atacante Ronaldo, em entrevista coletiva na última sexta feira (22/02), após outra cirurgia no joelho, deu a entender pela primeira vez na carreira que pode abandonar o futebol. Disse ter vontade de voltar aos gramados, mas que seu corpo pede descanso.

O Fenômeno, como foi apelidado na Itália enquanto defendia a Inter de Milão, sofreu bastante com contusões ao longo de sua carreira, foram três cirurgias de joelho no total. Somente na recuperação dessas lesões, foram dois anos longe dos gramados, uma eternidade para um profissional do futebol, que tem uma carreira de, no máximo, 15 anos.

Porém, esses contratempos não tiraram o brilho da carreia esplendida de Ronaldo. Por onde passou foi ídolo e desfilou um futebol digno de craque. Artilheiro de quase todos os campeonatos que disputou, o “Fenômeno” foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA por três vezes.

Pela quarta vez, Ronaldo, o nosso antigo Ronaldinho, eternizado pelos gritos de Galvão Bueno, é pego de surpresa pelo destino. Como já aconteceu antes, está abatido. Nada anormal para quem tanto penou com problemas físicos. Mas, também como um filme que já assistimos, tenho a certeza que ele dará a volta por cima e calará novamente todos seus críticos.

Para finalizar esse post colocarei uma frase de Kaká, companheiro de Ronaldo no Milan e na seleção brasileira, e uma tabela com os principais dados de sua carreira fenomenal. Força Ronaldo.

“Ronaldo é o número um. Na história do futebol brasileiro, ele está atrás apenas de Pelé" (Kaká)

Prêmios

Melhor jogador do mundo pela FIFA em 1996, 1997 e 2002
Segundo melhor jogador do mundo pela FIFA em 1998
Terceiro melhor jogador do mundo pela FIFA em 2003
Chuteira de ouro em 1997
Melhor jogador da Europa pela revista Onze de Oro em 1997 e 2002
Melhor jogador na final do Mundial Interclubes em 2002
Melhor jogador do mundo pela revista World Soccer em 1996, 1997 e 2002
Troféu Bravo em 1997 e 1998
Bola de ouro pela revista France Football em 1997 e 2002
Melhor jogador da Copa do Mundo pela FIFA em 1998
GoldenFoot em 2006

Artilharias

Supercopa Libertadores de 1993 - (12 gols)
Campeonato Mineiro de 1994 - (23 gols)
Campeonato Neerlandês de 1994/95 - (30 gols)
Campeonato Espanhol de 1996/97 - (34 gols)
Copa América de 1999 - (5 gols)
Copa do Mundo de 2002 - (8 gols)
Campeonato Espanhol de 2003/04 - (25 gols)
Maior artilheiro da história das Copas do Mundo com 15 gols em quatro edições em que participou: 1994, 1998, 2002 e 2006.

Títulos

Cruzeiro:

Copa do Brasil: 1993
Campeonato Mineiro: 1994

PSV:

Copa da Holanda: 1996

Barcelona:

Copa da Espanha: 1997

Supercopa da Espanha: 1997
Recopa Européia: 1997

Internazionale:

Copa da UEFA: 1998

Real Madrid:

Mundial de Clubes: 2002
Campeonato Espanhol: 2003
Supercopa da Espanha: 2003

Seleção Brasileira:

Copa do Mundo: 1994 e 2002
Copa América: 1997 e 1999
Copa das Confederações: 1997

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Betão Eterno

Ontem (16/01) estive no Morumbi e assisti a vitória da Lusinha em cima do horrendo time do Santos. Como santista muitas coisas me desagradaram. A equipe é péssima, o treinador é mala e a diretoria incompetente. Porém, um detalhe em especial teve destaque, a estréia de BETÃO. Em seu primeiro jogo já falhou no lance do gol de Christian e, devido a essa brilhante partipação com o manto sagrado da Vila, posto um clássico do Cinema Nacional em sua homenagem.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

A vingança dos cornos

da BBC Brasil

Um empresário do Mississippi foi condenado a pagar US$ 750 mil [cerca de R$ 1,3 milhão] a um encanador por ter "roubado sua mulher".

O encanador Johnny Valentine desconfiou que o filho que sua mulher, Sandra Valentine, esperava não era seu. Pediu o teste de DNA e descobriu que o pai da criança era o patrão de sua esposa, o empresário Jerry Fitch.

Johnny pediu o divórcio e, em seguida, processou Fitch com base em uma lei de "alienação de afeto", essa lei determina que uma mulher é propriedade do marido e permite que um marido traído obtenha compensação por "perda social, de companheirismo, amor e afeto", assim como pela "perda de relações sexuais".

Os estadunidenses têm muitas leis sem sentido, mas essa com certeza é uma que deve ser aplicada a todos os países do Mundo. É genial saber que você será indenizado caso tome uma galhada. Imagine só ganhar 1,3 milhões de reais por ser corno? O Mundo seria bem melhor, as guerras cessariam, a paz reinaria, e alguns “garanhões” ficariam mais pobres.

Notícia na integra em:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u362400.shtml

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Os melhores !!!


Muitas vezes em conversas em uma mesa de bar com os amigos, depois de algumas cervejas e já meio altos, caímos no assunto dos maiores jogadores que vimos jogar. Esse tema nunca tem fim, o debate é acirrado e jamais chegamos a uma conclusão conjunta.

Há algumas noites sonhei com meu time dos melhores que vi, jogando. Sei que parece coisa de maluco, mas o time estava em campo, montado, correndo e jogando um futebol jamais visto por mim. Talvez tenha tido esse sonho porque li um texto no Blog do Juca (http://blogdojuca.blog.uol.com.br), escrito pelo Antero Greco, no qual ele descreve um sonho que teve do jogo entre a seleção brasileira de 1970 contra a de 1982. Vale a pena conferir, o texto é sensacional, o título é “Sucrilhos com banana (1970x1982)”.

Deixando as possíveis causas pelo meu sonho nada convencional de lado, decidi colocar no Fylisminopina o time dos melhores jogadores que vi atuar. Ai vão eles:

Marcos (goleiro)
Arce (lateral direito)
Gamarra (zagueiro)
Mauro Galvão (zagueiro)
Roberto Carlos (lateral esquerdo)
Maldonado (volante)
Rincón (volante)
Zidane (meia)
Riquelme (meia)
Ronaldo (atacante)
Romário (centroavante)

Espero que você que está lendo deixe seu comentário com seu time dos sonhos também. É bom deixar claro que só vale os jogadores que você viu jogar. Vamos ver quais são as unanimidades e as surpresas que aparecerão.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Brasileiro é campeão do Torneio de Dubai


Ontem a tarde (07/01) O Internacional de Porto Alegre se sagrou campeão da Copa de Dubai após derrotar a Internacionale de Milão por 2 a 1. Os gols do Inter foram marcados por Fernandão, aos 2 minutos de jogo, em um chute de fora da área, e por Nilmar, aos 20 minutos do segundo tempo, em uma bicicleta digna de placa.

O Inter precisou vencer o primeiro confronto da Copa de Dubai, contra o Stuttgart da Alemanha por 1 a 0, para chegar a decisão com o time italiano. O gol da equipe gaúcha foi do meio Alex, que voltou a jogar após lesões seguidas em 2007.

Mesmo se tratando de uma “pré temporada de luxo” o Inter merece os parabéns por sair vitorioso de um torneio internacional, onde participaram equipes de ponta da Europa. Muitos irão dizer que não valeu nada, que foi apenas um torneio caça-níquel, no entanto, a visibilidade adquirida pelo time de Porto Alegre vale muito mais do que a premiação do torneio, cerca de 1 milhão de dólares.

A vitrine da Copa de Dubai ainda renderá muitos frutos ao Inter. Com certeza, ainda esse ano jogadores como Alex, Fernandão e Nilmar serão cobiçados por clubes do exterior. Por mais que o torneio não tenha importância como “título conquistado”, foi o time gaúcho que foi convidado para participar, clubes tradicionais como São Paulo, Santos e Grêmio não tiveram essa oportunidade. Qual corinthiano não gostaria de estar no lugar de um colorado?

Os times brasileiros que se cuidem no nacional, pois Inter vem forte e é sério candidato ao título desse ano.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Paulistão é tradição


O ano de 2008 está apenas começando, mas já promete emoções fortes para os apaixonados por futebol. Na segunda metade de janeiro, mais precisamente dia 16, começa o Paulistão. O campeonato perdeu brilho após o início do Brasileirão com turno e returno, mas esse ano tem tudo para voltar a ser um torneio tradicional e emocionante.

Os times da elite paulista estão se reforçando e se preparando para o ano que começa. São Paulo e Santos mantiveram a base do ano passado, sendo que o time da baixada trocou Luxemburgo por Leão.

O Corinthians está montando um novo elenco com Mano Menezes como chefão enquanto o Palmeiras contratou Luxemburgo e está correndo atrás de reforços. A Portuguesa não pode ser esquecida, teve um ano espetacular em 2007, com o acesso a elite paulista e brasileira, está contratando bem e também vem forte.

Tudo leva a crer que esse campeonato reavivará o espírito dos campeonatos estaduais das décadas de 80 e 90, onde cada jogo era uma guerra e os clássicos marcavam época. Podem me chamar de saudosista, mas alguém dúvida que possa ocorrer novamente um Corinthians e Palmeiras como aquele de 1993 ou um São Paulo e Corinthians igual o de 1998?