Outra curiosidade sobre o “fortinho” vem do início de sua carreira. O artilheiro começou a jogar profissionalmente apenas aos 23 anos, idade considerada avançada para um jogador de futebol. Cabañas mede 1,73 cm e pesa 77 quilos. O peso ideal para uma pessoa de sua altura varia entre 66 e 77 quilos, ou seja, ele está no limite de seu peso para ser considerado saudável. Levando em conta que o paraguaio é um atleta, seria aconselhável que tivesse, no mínimo, 3 quilos a menos. Isso pode ser comprovado por meio do seu Índice de Massa Corporal (Peso, em quilos, dividido pela altura, em metros, ao quadrado) que é de 25,73. O ideal para uma pessoa adulta é que o IMC esteja entre 20 e 25, acima disso, é considerado "sobre peso" ou "com excesso de peso".
Todos esses números são para mostrar que o paraguaio que exterminou o Flamengo em pleno Maracanã e marcou duas vezes contra o Santos ontem (15/05), está acima de seu peso ideal. A pergunta que não quer calar é, QUAL O PROBLEMA? Quem não se lembra dos gordinhos bons de bola como o Neto, xodó da torcida corinthiana, o Maradona, e o conterrâneo de Cabañas, o goleiro Chilavert? Todos tinham uma barriguinha mas jogaram como poucos.
Hoje, treinadores e comentaristas pregam tanto o físico, a marcação, o empenho tático no futebol, mas, sem sombra de dúvida, o talento jamais será substituído. Quem sabe tratar bem a pelota, pode estar acima do peso, ser lento ou estar velho demais, porém sempre terá seu lugar nos gramados do Planeta Bola. Eu ainda prefiro o Ronaldo com 10 quilos acima do peso ao Finazzi em forma.